FALE COM A CLÍNICA: (61) 3242-2070 | (61) 99961-4719

Blog Dr Erasmo /

Fique por dentro das novidades da Clínica.

Metrópoles: Dr. Erasmo Tokarski fala sobre os melhores tratamentos e prevenção para mãos e pescoço

Jovem para sempre: como e por que é preciso cuidar das mãos e pescoço
Assim como a face, essas regiões demonstram o envelhecimento da pele e merecem uma rotina de skincare

Cremes, géis, pílulas, lasers, injeções… As opções para manter a pele jovem são grandes no atual mercado de beleza. Mas muita gente não lembra de incluir as mãos e o pescoço, áreas que envelhecem com facilidade, na rotina de skincare. Essas zonas merecem a mesma atenção do que a cútis do rosto.

“Na face, existem muitas glândulas sebáceas, o que não temos no pescoço nem nas mãos. Por não produzirem sebo, essas regiões têm mais tendência a perderem o colágeno e ficarem mais flácidas”, explica o dermatologista Erasmo Tokarski.

Metrópoles: Dr. Erasmo Tokarski fala sobre os melhores tratamentos e prevenção para mãos e pescoço

Outro fator que acelera o envelhecimento dessa áreas – e pode reduzir o efeito geral de jovialidade de alguém – é exposição ao sol. “Assim como no rosto, devemos ficar atentos aos sinais de fotoenvelhecimento precoce, como manchas, afinamento do tecido e diminuição do colágeno nas mãos e pescoço. Precisamos combater também o câncer de pele”, aponta a dermatologista e consultora de beleza da Condor Luciana Maluf.

A pele masculina geralmente requer um skincare diferenciado, mas quando se trata das mãos e do pescoço, a rotina tende a ser parecida. “Nos homens, essas partes do corpo são um pouco mais espessas. Apesar disso, a quantidade de colágeno é parecida com a das mulheres”, afirma Tokarski.

Para quem quer manter a aparência jovial, a dermatologista garante: não faltam tratamentos e produtos. Tokarski recomenda procurar por cosméticos com ácido hialurônico – queridinho das celebridades, hidroxiapatita e ácido polilático. A idade para começar os tratamentos, segundo Luciana, é quando o paciente iniciar a prevenção no rosto.

Na lista de Tokarski para cuidados das mãos, que perdem o colágeno um pouco mais tarde do que a face e o pescoço, consta aplicar filtro solar e hidratar com um produto mais cremoso, pois essa região da pele tende a ser mais seca. No pescoço, não pode faltar um creme com toque mais seco, protetor solar e vitamina C, como indicado por Luciana.

Procedimentos
Se o skincare em casa não é o suficiente para atingir os objetivos desejados, os dermatologistas recomendam buscar procedimentos estéticos mais intensos. Os lasers têm caído nas graças de quem gosta de um visual mais jovem, mas Tokarski alerta sobre a qualidade do tratamento.

Para tratar a flacidez do pescoço, o médico indica o Sculptra. A técnica é similar aos bioestimuladores – método que aplica colágeno para incentivar a produção natural do mesmo, mas com injeção de ácido polilático. O procedimento é minimamente invasivo e dura, em média, 45 minutos. O tratamento é indicado para pacientes que desejam se livrar da flacidez e disfarçar linhas finas.

Outra alternativa ao laser para renovar a pele das mãos e do pescoço é o peeling químico. A técnica deve ser feita com produtos gentis, porque o tecido nessas áreas é bem sensível. O procedimento tem como objetivo revitalizar as camadas da pele, o que ajuda a remover manchas e compor o visual de jovialidade.

Uma insatisfação comum associada à região do pescoço é a “papada”. Para isso, o método da lipoaspiração de papada chegou ao Brasil com uma técnica relativamente simples. Em um procedimento de 30 minutos, a gordura extra da área é extraída.

Deve-se ressaltar que a lipoaspiração na região pode causar ainda mais flacidez da pele. “Esse procedimento é uma cirurgia e necessita de ambiente cirúrgico, cuidados pós operatórios e, inclusive, faixas na região”, reforça Tokarski.




Busca