FALE COM A CLÍNICA: (61) 3242-2070 | (61) 99961-4719

Blog Dr Erasmo /

Fique por dentro das novidades da Clínica.

Home /NEWS /BLOG DR ERASMO /Terapia REAC

Terapia REAC

Máquina italiana promete reequilibrar o cérebro e funções do corpo

Em algumas ocasiões começamos a ter alguns desconfortos sem causa aparente: dores em algumas partes do corpo, problemas gastrointestinais, alteração de humor, problemas psicológicos como depressão, entre outros. Eles podem ser um sinal de que algo está errado com o nosso organismo e não devemos subestimá-los. Muitos desses problemas também podem estar associados ao desequilíbrio cerebral.

É aí que surge a REAC Terapia, um tratamento aplicado através de uma máquina criada na Itália: a sigla significa Radio Eletric Conveyer Assimetric, é o resultado de anos de estudo e pesquisa dos médicos Salvatore Rinaldi e Vania Fontani. O que ela promete é muito importante, reequilibrar o cérebro e, em consequência, as funções do corpo. Sua função é melhorar as frequências cerebrais, que comandam a saúde de todo o organismo, inclusive o funcionamento da mente.

Segundo o dermatologista Erasmo Tokarski, o REAC gera uma micro corrente de rádiofrequência que varia de acordo com as características moleculares dos tecidos de cada um, espalhando o seu efeito terapêutico de uma forma específica para cada paciente. A tecnologia é segura, indolor e não invasiva e sem efeitos colaterais. Não há contraindicações, pode ser praticado em qualquer idade, e seus resultados são de longa duração e não tem efeito placebo.

Os diversos protocolos de tratamento podem ser associados com o suporte e reforço de outros tratamentos com medicações e no auxílio de recuperação de cirurgias.

Protocolos terapêuticos

A terapia REAC é composta por quatro protocolos padrões desenvolvidos pelo Instituto Rinaldi Fontani. Cada um tem uma função e pontos de aplicação diferentes. Primeiro é feita a otimização neuro postural, para que em seguida dar sequência ao tratamento de acordo com a necessidade de cada indivíduo. Além disso, os diversos protocolos de tratamento podem ser associados com o suporte e reforço de outros tratamentos com medicações e no auxílio de recuperação de cirurgias.

Terapia REAC

A terapia chamada neuromodulação é aplicada em sete pontos específicos no pavilhão auricular. Nos outros protocolos, a terapêutica é chamada de biomodulação e é realizada cobrindo a área a ser tratada com uma sonda especial de alumínio laminar, ligado ao equipamento por oito minutos. Em quase todos os protocolos são realizados ciclos de 18 sessões. Os protocolos são:

  • Otimização Neuro Postural: Uma consequência do stress da vida diária é o aparecimento de um quadro de assimetria no nosso corpo, chamado dismetria funcional. Para correção dessa assimetria que observamos nas escápulas, quadril e joelhos, realizamos o protocolo inicial que, até os presentes estudos, só precisa ser realizado uma vez na vida, pois seu efeito não se acumula e não necessita repetição após o desaparecimento da dismetria funcional. Os efeitos mais evidentes da Otimização Neuro Postural são: a correção imediata da dismetria funcional, com realinhamento postural, melhora das ações neuromotoras e físicas. Em alguns casos melhora da intensidade de dor em pontos dolorosos. Podem ser observados melhora de sintomas associados ao desequilíbrio postural.
  • Otimização Neuro Psico Física: É a principal terapia para otimizar progressivamente a resposta de todo o nosso organismo de maneira a recuperar gradualmente a capacidade de auto recuperação do mesmo. Ele é realizado sobre o pavilhão auricular e é dividido em ciclo de 18 sessões. O objetivo é otimizar sistemas específicos (cardiovascular, hormonal, digestivo, imunitário, entre outros) para o sistema nervoso central, de maneira a restabelecer a normalidade de suas funções. O tempo de realização do ciclo pode variar de cinco dias a seis semanas dependendo da frequência realizada. Em alguns casos podem ser necessários mais de um ciclo.
  • Otimização Tecidual Básica: é administrado através de um eletrodo especial laminar de alumínio, onde são conectados eletrodos e podem ser aplicados na área do corpo onde é evidenciado um distúrbio, uma doença, uma ferida crônica ou uma dor localizada. Esse protocolo também é realizado em 18 sessões de aproximadamente oito minutos.
  • Otimização Neuro Muscular: da mesma maneira é realizado através da aplicação do alumínio sobre os grupos musculares e, através desse protocolo, os grupos agonistas e antagonistas serão melhor geridos pelo sistema nervoso central e assim melhorando a coordenação entre os grupos musculares afetados, o número de sessões varia com a região tratada.



Indicações

Os protocolos terapêuticos com a tecnologia REAC no campo da neuroestimulação encontram a sua aplicação natural em diversos âmbitos da medicina, em função do fato que o sistema nervoso central e periférico, atua o seu controle sobre todos os órgãos e sistemas do nosso organismo. Em particular: neurologia, depressão, psiquiatria, distúrbios relacionados ao estresse, reabilitação avançada em: neurologia, ortopedia, traumatologia, reumatologia, pneumologia, otorrinolaringologia e odontologia.