O dermatologista Erasmo Tokarski defende soluções que priorizem a saúde da pele, que preservem traços naturais e tornem a aparência mais saudável.

Houve um tempo nem tão distante assim que boca grande, foxy eyes, mandíbula destacada e nariz pequeno eram o padrão dos procedimentos estéticos para as celebridades, quase como um filtro de Instagram vivo. Hoje, entretanto, uma nova tendência de beleza vem ganhando a cena: a busca por uma aparência mais natural por meio da naturalização facial.

Para se ter uma ideia, Gkay e Kylie Jenner – duas figuras proeminentes quando o assunto é beleza e estética – vêm buscando reverter seus procedimentos e trazer aos seus semblantes um aspecto mais natural, sem tantos sinais de intervenções estéticas.

O que é naturalização facial

naturalização facial basicamente consiste em alinhar o presente e o futuro da pele, preparando-a para o envelhecimento saudável ao mesmo tempo em que prioriza a originalidade das expressões, com aplicações de pequenas quantidades de preenchimentos em locais estratégicos. 

dermatologista Erasmo Tokarski comenta sobre os aspectos positivos desse tipo de abordagem:

“Primeiro estimulamos o colágeno, deixamos a pele mais firme e depois seguimos para preenchimentos, descanso da musculatura e manutenção, cada procedimento em seu momento certo de acontecer”, diz.

Dr. Erasmo Tokarski

Naturalidade

Intervenções estéticas que apresentam naturalidade e não comprometem a estrutura original do rosto, segundo a Dr. Erasmo Tokarski, estão ligadas a uma rotina de cuidados que vão além da aplicação de produtos. Ele argumenta que saber se as vitaminas estão em dia e reduzir alimentos inflamatórios são fundamentais para manter a saúde da pele.

“É o que chamamos de gerenciamento do envelhecimento, é preciso estimular o corpo a produzir colágeno desde cedo. Assim, quando se chega à menopausa, onde a produção diminui em 30%, nosso corpo já tem um bom estoque”, explica. 

Dr. Erasmo Tokarski

Quem já chegou na menopausa sem seguir qualquer protocolo de cuidados e estímulos deve se atentar ao tratamento, principalmente quando o assunto é estímulo de colágeno. Nesse particular, entram em cena dois importantes atores: o bioestimulador e o ultraformer. Em seguida entra em cena o ácido hialurônico em pontos específicos, preservando sempre a estrutura original do rosto. 

Ainda são usadas tecnologias como lasers e ultrassom microfocado para tratar a flacidez e potencializar o efeito da sustentação. Depois, reduz-se o excesso de gordura por meio dos emptiers, ou esvaziadores, substâncias capazes de reduzir o volume de gordura localizada.

O procedimento, então, busca um resultado mais natural que a harmonização facial e com menos quantidade de produtos injetados. Isso porque, como o médico explica, não é a quantidade de material que garante o melhor resultado, mas sim sua aplicação em pontos estratégicos do rosto.

Nenhum dos produtos e tecnologias usados são definitivos. Por isso, o paciente precisará fazer um retoque ou outro com o passar do tempo.

Website: erasmotokarski.com.br