Image

Dr. Erasmo Tokarski fala sobre como clima quente e seco prejudica a saúde da pele


A pele sofre bastante, o ambiente rouba a água do nosso organismo”, diz o médico dermatologista Erasmo Tokarski

Dr. Erasmo Tokarski fala sobre como clima quente e seco prejudica a saúde da pele

As condições climáticas podem afetar a nossa saúde de várias formas, seja quando a temperatura está alta ou mais baixa. O clima quente e seco, em particular, pode ter efeitos danosos na pele e gerar hipersensibilidade. Para entender melhor como a ação do clima deixa a pele mais sensível, o médico dermatologista Erasmo Tokarski tirou as principais dúvidas sobre este assunto e explicou como manter a pele saudável. Confira!
Image
Cuidados com a pele são essenciais durante calor e seca

Clima seco afeta a barreira de proteção natural da pele

Nossa pele tem uma barreira de proteção natural, chamada manto hidrolipídico, formada por células de gordura e moléculas de água que protegem contra agressores externos. De acordo com Dr. Erasmo Tokarski, é aí que entra a ação prejudicial do clima na saúde da pele:

“A barreira de proteção evita a perda de água do corpo, gerando todo um sistema que protege das infecções e que é equilibrado com um ecossistema chamado microbioma, que regula a imunidade da nossa pele. Se o clima é muito seco, com baixa imunidade, altera-se todo esse mecanismo de proteção e regulação da pele, deixando-a mais sensível e irritada”.

Erasmo Tikarski.

E tem mais: as altas temperaturas geralmente são acompanhadas por intensa radiação solar, o que pode ser muito prejudicial para a pele. Na conta de possíveis problemas, estão: envelhecimento precoce, o risco de adquirir manchas de pele e o aumento do risco de câncer de pele.

Como proteger a pele dos efeitos do clima quente e seco

Para quem vive em Brasília, conviver com o clima muito quente ou seco é inevitável, mas é possível adotar algumas medidas para conter os danos causados pelas altas temperaturas e manter a pele saudável.

Os cuidados para evitar danos climáticos na pele são o uso de produtos específicos, como protetor solar, hidratação adequada, além de evitar temperaturas extremas, como muito calor, para prevenir a reatividade da pele sensível”, explica o Dr. Erasmo Tokarski.
 
A hidratação também é fundamental para amenizar os efeitos indesejados provocados pelo calor intenso e pela baixa umidade.
 
 

 

 

Image

A dica é investir em produtos específicos para cada tipo de pele, como priorizar texturas em gel e oil free para peles oleosas ou um creme hidratante facial mais consistente para a pele seca. Beber bastante água também é essencial para manter a pele mais saudável e menos suscetível à irritabilidade, coceira e vermelhidão”.

Erasmo Tokarski.
Image