Image

Como combater a flacidez corporal e facial? Dr. Erasmo Tokarski explica

Livrar-se de uma vez por todas da flacidez é o sonho de inúmeras mulheres e homens. Mas afinal, o problema tem solução? O que ocasiona? Para responder a estas e outras dúvidas, convidamos o dermatologista Erasmo Tokarski

Que atire a primeira pedra quem nunca se incomodou com aquela flacidez corporal e facial indesejada. Ela é provocada tanto pelo envelhecimento, quanto pelo estilo de vida, como a exposição solar, o tabagismo, a falta de sono, estresse e má alimentação. Para falar sobre o assunto, convidamos o dermatologista Erasmo Tokarski, um dos médicos mais renomados de Brasília.

Agende uma consulta

Anote as dicas:

Qual é o principal tratamento contra a flacidez?

É possível combater a flacidez com a ajuda de uma boa alimentação e com atividade física associada a procedimentos estéticos direcionados para a área afetada. Reparo: se a urgência é corrigir a flacidez causada na pele, as substâncias mais indicadas são os antioxidantes, como as vitaminas C, E e resveratrol. Além disso, tratamentos como peelings, preenchimentos, bioestimuladores, ultrasom microfocado fracionado, ondas de microwaves e lasers ajudam a pele a fabricar mais colágeno nas áreas tratadas.

É possível retardar o processo de flacidez corporal? Como?

Sim. Com bons hábitos (uso de filtro solar, dieta rica em proteínas, vegetais e pobre em carboidratos refinados, sono de qualidade, não fumar…) e tratamentos que ajudem a estimular o colágeno, que forma fibras que dão sustentação à pele, deixando-a mais firme.

Além de tratamentos em consultório, quais cuidados em casa são necessários para reverter o processo?

Em casa, infelizmente não podemos contar com cremes para tratar a flacidez. Creme não penetra o suficiente para tratar a flacidez. No máximo, indicamos um creme com retinol para estimular a renovação e melhorar o estimulo de colágeno e itens que evitam a degradação do colágeno, como filtro solar. Quanto aos tratamentos não invasivos, temos hoje um grande arsenal. Posso citar os aparelhos de ultrassom microfocado, de radiofrequência e microondas.

Agende uma consulta

E quais os melhores cremes?

Como mencionei acima, os cremes não tratam a flacidez, o que é indicado realmente é, por exemplo, um creme com retinol para estimular a renovação e o uso diário de filtro solar que evite lesionar as fibras de colágeno.

Alguns exercícios aeróbicos podem contribuir para acelerar a flacidez corporal ou é mito?

Depende da intensidade. Acima de determinada intensidade, acredita-se que pode haver aumento da inflamação e oxidação, e nesse caso poderia sim haver piora da flacidez. O emagrecimento observado em alguns casos, especialmente se for rápido, também pode levar ao aumento da flacidez.

Se você gostou desse tema, provavelmente você gostará desse conteúdo…